Em missão humanitária, bombeiros do Maranhão auxiliam no resgate de animais no Rio Grande do Sul
15/05/2024
Bombeiros auxiliaram no resgate de quatro gatos de um casal gaúcho em Pelotas (RS). Ao todo, 21 profissionais maranhenses estão no estado trabalhando na missão humanitária. Bombeiros do Maranhão auxiliam no resgate de animais no Rio Grande do Sul
Bombeiros maranhenses que estão em missão humanitária no Rio Grande do Sul, estado afetado por fortes chuvas, estão ajudando no resgate de animais e vítimas de enchentes. No fim de semana, os maranhenses auxiliaram no resgate de quatro gatos do casal de gaúchos Ana Caroline e Luís Antônio, na cidade de Pelotas (RS).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 MA no WhatsApp
Os animais haviam ficado presos na casa da família que foi tomada pela água. A dona dos animais, Ana Caroline, procurou uma guarnição para solicitar o resgate dos gatos. A missão para conseguir salvar os bichos durou cerca de dois dias. Veja as imagens do resgate acima.
Bombeiros do Maranhão resgataram gatos que estavam em casa alagada em Pelotas (RS)
Divulgação/Corpo de Bombeiros do Maranhão
Em um primeiro momento da operação de resgate, três gatos foram salvos pelos bombeiros maranhenses. Um outro animal fugiu do local e não foi encontrado na área.
Na terça-feira (14), os bombeiros retornaram a casa alagada, conseguiram localizar e salvar o quarto gato. Todos foram entregues ao casal sem ferimentos. Logo após o resgate, emocionados, o casal de gaúchos agradeceu a solidariedade dos bombeiros maranhenses.
"Os bombeiros do Maranhão e todas as pessoas que estão assistindo esse vídeo, nós queremos agradecer. Moramos muito próximo a lagoa dos Patos, na orla, por isso tivemos nossa casa muito afetada pela inundação. Esses maravilhosos bombeiros que por duas oportunidades nos permitiram chegar a nossa residência e resgatar quatro gatos. Queríamos agradecer essa solidariedade ativa do povo do Maranhão, do estado, fica o nosso agradecimento", disse Ana Caroline e Luís Antônio, em um vídeo.
LEIA MAIS:
Acompanhe em tempo real todas as notícias da tragédia no RS
Veja o que é #FATO ou #FAKE
Como ajudar vítimas dos temporais no RS
Saiba como receber alertas e informações de órgãos oficiais
Bombeiros maranhenses no RS
Maranhão envia cadelas de resgate para missão humanitária no Rio Grande do Sul
Divulgação/CBMMA
Ao todo, 21 profissionais e três cães de resgate (Flecha, Pandora e Maia) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram enviados para o Rio Grande do Sul onde estão em missão humanitária.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as cadelas Maia (que é da raça labrador), Pandora (híbrida de várias raças) e Flecha (uma border collie), foram selecionadas pela sua destreza física, alta habilidade de detecção para localizar pessoas e pela experiência em operações deste porte.
Em viagem ao RS, maranhense relata experiência em meio a enchentes no estado: 'Nunca tinha visto algo assim'
Com capacidade olfativa natural, os cães rapidamente conseguem detectar a presença da vítima e chegam em cenários onde, às vezes, o acesso humano é difícil.
As cadelas selecionadas, de acordo com os bombeiros, são extremamente ágeis, o que é um ganho no fator tempo, que é decisivo nestas operações, e o faro e audição aguçados são outro diferencial, que somarão nos trabalhos de busca.